É capaz de lhes dizer que não?
A Cáritas Portuguesa, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a Associação Karingana wa Karingana, realiza a campanha de recolha de material escolar “É capaz de lhe dizer que não?” Nos dias 2 e 3 de setembro, voluntários da rede nacional Cáritas vão estar nas lojas Continente aderentes, em colaboração com a Missão Continente, para a 4º edição, desta campanha que tem como principal objetivo ajudar as crianças integradas em famílias empobrecidas, identificadas pela Cáritas, no regresso à escola.
“Temos como preocupação proporcionar a todas as crianças um regresso à escola com dignidade. Sabemos que para os pais, em particular, os desempregados ou empregados mas com salários baixos, este recomeço nem sempre é fácil e não poderemos deixar que a dificuldade financeira afetem a motivação das crianças que nesta altura estão sempre expectantes em relação à escola. Já que continua a ser negado o princípio constitucional da igualdade de oportunidades, sejamos todos solidários, ajudando a minorar esta injustiça.” Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, deixa assim um apelo à participação de todos os que se cruzarem com os muitos voluntários que vão estar nas lojas Continente neste fim-de-semana.
Promovendo a cultura universal dos Direitos Humanos e em particular a Defesa e a Promoção dos Direitos da Criança, Manuela Eanes, presidente honorária do Instituto de Apoio à Criança, é mais uma vez a Embaixadora desta campanha, procurando alertar para a necessidade de efetivar o Direito à Educação.
ÂÂ
Em 2016 esta campanha angariou um total de 285.945 artigos escolares que foram distribuídos por 7.500 famílias, muitas com mais do que uma criança em idade escolar.