EVOCAR, REFLETIR E AGIR
Assinala-se hoje o Dia Nacional das Vítimas dos Incêndios Florestais. Esta evocação visa homenagear as vítimas dos incêndios florestais que ocorreram em Portugal em junho e outubro de 2017, nomeadamente as 114 pessoas que perderam a vida em circunstâncias dramáticas.
Associamo-nos à referida evocação, recordando a intensa ação desenvolvida na ocasião pela Caritas no apoio às populações afetadas, mobilizando recursos e promovendo campanhas de angariação de donativos.
Na sequência de um processo de lições aprendidas, nos últimos três anos a Cáritas tem desenvolvido uma reflexão, a nível nacional e diocesano, tendente a melhorar a sua resposta a situações de emergência, no contexto da sua missão.
Nesta sequência constituiu uma estrutura de resposta à Emergência e aprovou o designado PIREC – Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes, tendo por finalidade desenvolver capacidades que permitam “dar e sustentar uma resposta efetiva, eficiente e oportuna perante eventos extremos”.
Empenhados nesta missão, o Grupo Coordenador Nacional de Emergências e os Grupos Coordenadores Diocesanos de Emergência, orientados pelos valores que dimanam da identidade da Cáritas, continuarão a agir em rede e de forma concertada, assumindo “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum” e “toda a família humana”, de que nos fala o Papa Francisco na Laudato SI.
Texto: Duarte Caldeira, Coordenador Nacional de Emergências